terça-feira, 15 de novembro de 2011

Populismo

Para ajudar a entender:
- 1950 foi gerada no pais, uma euforia pós guerra em uma parte da sociedade de consumo.
- Populismo aconteceu  de 1930 á 1960.
-O governo Populista de modo geral foi, paternalista e autoritário.
-Muitos populistas se transformaram em ídolos.

Redemocratização

Governo de Eurico Gaspar Dutra. ( 1946-1951)
-Eleito para substituir Getúlio Vargas em 1946.
-Primeiras medidas: Instalar uma assembléia constituinte para dar início a elaboração de uma Nova Constituição para o pais.
-Em 1946 Dutra decidiu demitir todos os funcionários públicos comunistas.
-1946 O Governo Brasileiro anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a União soviética.
-




Constituição de '1946'
-A Nova Constituição estabeleceu a autonomia dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
-Analfabetos não podiam votar, nem os militares subalternos.Somente os oficiais podiam votar.
-Foi garantido o "Direito de Greve" com limites a serem  determinados pela Justiça do Trabalho.
- Garantia liberdade de pensamento e opinião.E estabeleceu censura para espetáculos e diversões públicas.
- Estabelecido o "sistema Progressivo de Tributação" ... taxas maiores foram incluídas para aqueles que tinham mais rendas e propriedades.


 O governo de Getúlio Vargas  ( 1951 - 1954 )
- A meta de governo dele era expansão da industria.
- A inflação estava muito alta quando o Getúlio entrou.
- O Plano Lafer, agrupava as principais medidas do governo para o pais.O plano propunha desenvolvimento de novas fontes de energia a ampliação das industrias de base e da rede de transportes, a mecanização agrícola e o reaparelhamento dos portos.
- Parte do capital necessário para execução do plano Lafer veio dos E.U.A.
-1952 o governo inaugurou o Banco nacional de desenvolvimento Econômico, tentou estatizar a energia elétrica com a criação da Eletrobras. E em 1953 criou a Petrobras estabelecendo um monopólio estatal da exploração do petróleo brasileiro.
-Os projetos da criação da Petrobras e da Eletrobras colocaram em evidencia o caráter nacionalista da política econômica de Getúlio.
- Em 1953 foi criada uma lei, dizendo que a Petrobrás é uma empresa totalmente nacional.


Crise e Fim de Getúlio Vargas
- O principal opositor do Getúlio Vargas era a UND ( partido fortemente ligado a interesses estrangeiros).
-A imprensa O jornal "Tribuna da Imprensa", era um dos maiores opositores de Vargas, ele era escrito por Carlos Lacerda.
-Entre 1952 e 1953 varias manifestações e greves agitaram o  pais. Uma das manifestações que ficou conhecida foi a "Panela Vazia" ,que criticava os abusos do aumento do custo de vida no pais.
-Dois grandes acontecimentos contribuíram para abalar ainda mais a situação do presidente Getúlio Vargas: o aumento do salário minimo em 100% em 1954 e o crime da rua Toneleros.

>  A decisão extrema:
- O aumento do salário minimo em 100% foi decretado pelo próprio Getúlio Vargas durante a comemoração do dia do trabalho ( 1 de maio de 1954).  A reação dos empresários e de parte da imprensa, veio como uma bomba.A oposição chegou a pedir o afastamento de Getúlio.
-  O atentado contra Carlos Lacerda na Rua Toneleros na Capital federal, no inicio de agosto contribuiu para acelerar a crise, desce episódio saiu morto o guarda-costa de Lacerda.
- A oposição organizou um documento que pedia o afastamento do presidente.
- E em 24 de Agosto Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no coração.Deixando uma carta testamento à sociedade brasileira.
- A UDN e os Norte americanos foram responsabilizados pelo suicídio do presidente. E ele virou um ídolo nacional.

Café Filho 
-  Com a morte de Getúlio assumiu o poder o vice-presidente Café-Filho que adotou um programa econômico liberal  abrindo o mercado ao capital internacional.Em 1955 foi eleito Jk' para presidente e João Goulart para vice.


"Cinquenta anos em cinco"- JK - 
-(1956-1961)
- O período de Jk foi caracterizado pela estabilidade política e pela manutenção da democracia. Ao mesmo tempo foi ele o responsável pela dívida externa.
-Ele optou pela abertura do pais ao capital estranehir, e a conseqüência disso foi a divida externa.
- " 50 anos em 5" foi o lema  da sua eleição presidencial de 1955. O lema representava que segundo ele era possível avançar 50 anos superando a pobreza e a fazendo uma rápida industrialização em 5. Através de  investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia.
- O governo Juscelino tinha um bom relacionamento com o congresso Nacional porque Jk conseguiu entender as expectativas da elite agrária e ao mesmo tempo ampliava o mercado de trabalho nas áreas urbanas.
- O governo de JK em seus discursos procurava contemplar pessoas de diferentes grupos sociais, e gostava de afirmar que todo o povo brasileiro estava unido no projeto de desenvolvimento nacional.
- Juscelino governou em um clima menos tenso que Getúlio Vargas.

> A política de desenvolvimento de JK':
-Plano de metas era um ambicioso projeto de JK  conhecido como projeto desenvolvimentista que estava dividido em 30itens, distribuídos entre os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
-A construção de Brasília acabou se transformando em uma das prioridades de JK.
- Para alcançar o salto industrial, o plano incentivava os investimentos nacionais e estrangeiros, e previa grandes investimentos estatais em rodovias, ferrovias, portos, refinamento de petróleo e na geração de energia elétrica.
-A entrada dos capitais europeus e japoneses impediu que os Estados Unidos assumissem a  plena hegemonia dos investimentos brasileiros.
-A consequência do Plano de Metas foi um aumento considerável na inflação.O aumento do custo de vida e da dívida externa levou a centenas de trabalhadores a protestarem contra o governo.

Jânio Quadros (1961) 
o poder das "Forças Ocultas"
 -Nas eleições de 1960 Jânio Quadros foi eleito para presidente com 48% dos votos e João Goulart como vice.
- Político teatral ele atraia a atenção das massas por suas atitudes ( tomava injeções em público, simulava desmaios e comia sanduíches de mortadela nos comícios.
-Como simbolo de campanha ele apresentava uma vassoura, e prometia a moralização da vida pública.
- Logo ao assumir a presidência, ele teve que enfrentar varias questões: como as alta taxas de inflação, crescimento da dívida externa, e uma grande desorganização administrativa.
- Para diminuir os gastos na área social, e reduzir o deficit público, Jânio adotou medidas impopulares, como a restrição ao crédito e o congelamento dos salários.
-Jânio proibiu por exemplo: - as brigas de galo, as corridas de cavalo nos dias úteis, e o uso de buquines nas praias, regulamentou os espetáculos públicos e controlou a qualidade dos programas radiofônicos, de televisão e cinema.
- A instabilidade do presidente deixava-o isolado do governo .Pouco tempo depois da posse , Jânio já havia rompido com lideranças udenistas.
- Em 1961  tentando uma manobra para manter o poder adiante da crise, Jânio renunciou, alegando estar sendo pressionado por "forças terríveis".


O Colapso do populismo :João Goulart ( 1961-1964)
-Quando João Goulart foi eleito ele estava em viajem na China, e logo que recebeu a noticia, consciente das resistências a sua posse decidiu retardar a volta ao Brasil, passando primeiramente pelos E.U.A na tentativa de uma "politica de boa vizinhança"
- O presidente inciou um plano conhecido como Plano Trienal. Seu objetivo era combater a inflação. reduzir o déficit público e promover o crescimento  econômico do país. Para isso desvalorizaram a moeda e a redução das importações.
- Descontente com o regime parlamentarista, Jango passou a articular  a antecipação do plebiscito que decidiria o sistema de governo do Brasil.
- 1963 Jango lançou a chamada Reforma de base, -educacional, agrária, tributária, habitacional e bancária.
-Um ponto muito polemico em seu programa era a lei de remessa de lucros que limitava a porcentagem de dinheiro que as empresas estrangeiras podiam enviar para os seus países de origem.
-Jango estendeu os direitos trabalhistas para os homens do campo.
- O governo de Jango tornava-se insustentável, culminando na sua deposição por força de um golpe militar, em 31 de Março de 1964.
-Com a queda de jango  chegou ao fim um período da história do Brasil Chamada Democracia populista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário