segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Governo de Castello Branco

(1964 a 1967)


O governo do general Humberto de Alencar Castello Branco teve inicio em Abril de 1964, ele era chefe do Estado-Maior do exército, e foi indicado para presidência da República pelos governadores e setores que apoiaram o golpe.


Na verdade era pra seu governo ter durado cerca de dois anos, mais acabou sendo prolongado até 1967.


Durante o governo do Castelo Branco o Brasil interrompeu sua relação diplomática com Cuba, contando a partir de então com amparo econômico, político e militar dos Estados Unidos.



O Golpe de 1964 não foi aceito pela população, ocorreram vários conflitos com o povo. O governo militar se contrapôs interpondo sua autoridade e intervindo nas atividades dos sindicatos, na supressão das instituições estudantis, ocupando as universidades e decretando prisões injustas, levando muita gente a optar pelo exílio.


No campo econômico, o governo do general Castello Branco tomou medidas para estimular a entrada de capital estrangeiro, controlar as linhas de crédito para o setor privado e reduzir os gastos públicos e controlar os salários, a fim de combater a inflação.


A lei de remessa de Lucros criada do governo de  Jango, foi aprovada em Agosto de 1964, no intuito de incentivar os investimentos estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário