segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Governo de Garrastazu Médici

O Governo de Garrastazu Médici 


O General Costa e Silva teve um derrame cerebral que o levou a morte, e foi substituído por uma junta militar em 1969.Mias em outubro o Congresso Nacional escolheu para assumir a presidência do Brasil, o general Emílio Garrastazu Médici. 

Para ajudar a intender : 
   Ainda no governo Costa e Silva, o ministro da fazenda Delfim Neto, na tentativa de aquecer o mercado sem aumentar a inflação, ampliou a linha de crédito bancário ao setor privado e criou um conselho interministerial para controlar os preços, e fixou valores para os salários dos empregados dos setores  públicos e privados. Essa política integrou o chamado "milagre econômico", e se estendeu de 1969 a 1973.
   O Médici teve como estratégia o futebol brasileiro com o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, disputada no México, ele transformou o evento em uma conquista do Estado brasileiro.

O Milagre Econômico :
  Na época, além do Brasil ser o pais do futebol, era também o pais do desenvolvimento econômico.  O governo federal, não media esforços para investir na imagem de uma nação que caminhava rumo a grandeza industrial.
   Então, no governo de Médici iniciou-se a construção da Rodovia Transamazônica, o Instituto Nacional de Colonização e a reforma Agrária, o Plano de Integração Social, e o Movimento Brasileiro de Alfabetização. Esses projetos consumiram milhões de dólares garantidos principalmente por investimentos externos. 
   Médici recebeu o pais em fase de crescimento econômico, com destaque para a industria automobilística.
   Na realidade o Governo de Médici não teve nada de milagroso ele se beneficio-se  de uma situação econômica mundial ampla.



Nenhum comentário:

Postar um comentário