terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ditadura Militar no Brasil

  A Ditadura Militar no Brasil

-Como Começou ?
A Ditadura Militar no Brasil teve inicio  em 1964 que foi quando os setores civis e militares arquitetaram um golpe de estado que derrubou o presidente do Governo João Goulart.

-O Governo de Castello Branco (1964 - 1967)
   Em 1964 Humberto de Alencar Castello Branco chefe do Estado-Maior do exercito, foi indicado para a presidência da República pelos governadores que apoiaram o golpe.
   Seu governo deveria durar 2 anos, maus acabou se prolongando até 1967.
  No governo de Jango foi instituída a Lei de remessa de lucros mais foi revogada em agosto de 64', no intuito de incentivar os investimentos estrangeiros.
 
Os primeiros atos constitucionais:
Em 9 de Abril de 1964, o Comando Supremo Revolucionário promulgou o ato institucional nº1. que estabelecia:
- Castello Branco para a presidência  da República no período de 1964-1965.
-Ampliação dos poderes da república. E determinação de que o governo poderia suspender durante 10 messe os mandatos legislativos sem revisão judicial.

O governo Costa e Silva  ( 1967-1969)
   O general Arthur Costa e Silva foi recebido pelo governo com forte resistência civil. Greves operárias foram as principais resistências a ditadura no final dos anos 60.
   O  ano de 1968 foi marcado por greves estudantis, os estudantes da época queriam mais bagas nas universidades e melhoria na qualidade de ensino.
   A "Passeata dos Cem Mil" realizada no centro do Rio de Janeiro, e liderada por intelectuais como Edu Lobo, Tom Jobim e Chico Buarque, era uma manifestação contra a repressão.
 
o AI nº5
O AI nº5 foi sem duvidas o período mais repressivo da ditadura militar.

Luta Armada


O Governo de Garrastazu Médici (1969-1974) 
  O general  Costa e Silva foi vitima de um derrame cerebral que o levou a morte, em 1969.Em Outubro de 1969 foi escolhido para a presidência Médici.

   Ainda no governo Costa e Silva, o ministro da fazenda Delfim Neto, na tentativa de aquecer o mercado sem aumentar a inflação, ampliou a linha de crédito bancário ao setor privado e criou um conselho interministerial para controlar os preços, e fixou valores para os salários dos empregados dos setores  públicos e privados. Essa política integrou o chamado "milagre econômico", e se estendeu de 1969 a 1973.
   O Médici teve como estratégia o futebol brasileiro com o tricampeonato na Copa do Mundo de 1970, disputada no México, ele transformou o evento em uma conquista do Estado brasileiro.

O Milagre Econômico :
  Na época, além do Brasil ser o pais do futebol, era também o pais do desenvolvimento econômico.  O governo federal, não media esforços para investir na imagem de uma nação que caminhava rumo a grandeza industrial.
   Então, no governo de Médici iniciou-se a construção da Rodovia Transamazônica, o Instituto Nacional de Colonização e a reforma Agrária, o Plano de Integração Social, e o Movimento Brasileiro de Alfabetização. Esses projetos consumiram milhões de dólares garantidos principalmente por investimentos externos. 
   Médici recebeu o pais em fase de crescimento econômico, com destaque para a industria automobilística.
   Na realidade o Governo de Médici não teve nada de milagroso ele se beneficio-se  de uma situação econômica mundial ampla.



   O Governo de Ernesto Geisel (1974-1979)
 O  Ernesto Geisel deu inicio a abertura política que ele próprio definiu como um processo de distensão lenta gradual e segura.
  Durante a guerra entre Israel e os países árabes, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. reduziu a oferta do produto para aumentar os preços. Resultado: o preço do barril quadruplicou, atingindo duramente os importadores.  Essa conjuntura levou o governo a criar o 2º Plano Nacional de Desenvolvimento, com o objetivo de retomar o crescimento econômico por meio da expansão da indústria de base e da tentativa  de diminuir a dependência em relação aos países fornecedores de petróleo.
  O plano econômico deu bons resultados mais a divida externa aumentou. A insatisfação popular pode ser vista do resultado das eleições de 1974, quando um partido contrário ao governo, dobro sua representação no congresso.  
   Temendo novas derrotas nas eleições de 78' os militares criaram uma série de medidas autoritárias como a lei falcão, proibindo os candidatos de aparecer ao vivo, nas campanhas eleitorais, no radio e na televisão.
   Valendo-se do AI-5 o governo laçou o pacote de abril, o qual fechou o Congresso e passou a governar por decretos.O mandato presidencial passou a ser estendido de 5 para 6 anos.
   Após inúmeras pressões, o presidente Geisel, deu um passo no processo de abertura política com o afastamento dos militares identificados com a tortura e com a corrupção no pais, Tbm acabou com o AI-5 em dezembro de 1978.
 
O Governo de João Batista Figueiredo ( 1979-1985)
   O último general-presidente, João batista de Oliveira Figueiredo, tinha por tarefa dar continuidade ao lento processo de abertura política.
   Logo no início de seu governo foi aprovada uma lei que anistiava os cidadãos punidos pelos atos institucionais, exceto os penalizados pelo AI-1.

A Campanha das Diretas já
   No Governo Figueiredo a permanência da crise mundial trouxe dificuldades para a economia brasileira, como a resistência dos bancos internacionais para conceder novos empréstimos, o aumento da dívida externa, a diminuição dos investimentos públicos.
   A atividade econômica reduzida causou sérios problemas para as camadas mais pobres da população: desemprego, aumento do custo de vida e  redução dos investimentos públicos nos setores essenciais, como saúde e educação.
   As diretas já, eram campanhas da oposição exigindo eleições diretas e livre para o presidente da república nas eleições de 1985.








 

Populismo

Para ajudar a entender:
- 1950 foi gerada no pais, uma euforia pós guerra em uma parte da sociedade de consumo.
- Populismo aconteceu  de 1930 á 1960.
-O governo Populista de modo geral foi, paternalista e autoritário.
-Muitos populistas se transformaram em ídolos.

Redemocratização

Governo de Eurico Gaspar Dutra. ( 1946-1951)
-Eleito para substituir Getúlio Vargas em 1946.
-Primeiras medidas: Instalar uma assembléia constituinte para dar início a elaboração de uma Nova Constituição para o pais.
-Em 1946 Dutra decidiu demitir todos os funcionários públicos comunistas.
-1946 O Governo Brasileiro anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a União soviética.
-




Constituição de '1946'
-A Nova Constituição estabeleceu a autonomia dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
-Analfabetos não podiam votar, nem os militares subalternos.Somente os oficiais podiam votar.
-Foi garantido o "Direito de Greve" com limites a serem  determinados pela Justiça do Trabalho.
- Garantia liberdade de pensamento e opinião.E estabeleceu censura para espetáculos e diversões públicas.
- Estabelecido o "sistema Progressivo de Tributação" ... taxas maiores foram incluídas para aqueles que tinham mais rendas e propriedades.


 O governo de Getúlio Vargas  ( 1951 - 1954 )
- A meta de governo dele era expansão da industria.
- A inflação estava muito alta quando o Getúlio entrou.
- O Plano Lafer, agrupava as principais medidas do governo para o pais.O plano propunha desenvolvimento de novas fontes de energia a ampliação das industrias de base e da rede de transportes, a mecanização agrícola e o reaparelhamento dos portos.
- Parte do capital necessário para execução do plano Lafer veio dos E.U.A.
-1952 o governo inaugurou o Banco nacional de desenvolvimento Econômico, tentou estatizar a energia elétrica com a criação da Eletrobras. E em 1953 criou a Petrobras estabelecendo um monopólio estatal da exploração do petróleo brasileiro.
-Os projetos da criação da Petrobras e da Eletrobras colocaram em evidencia o caráter nacionalista da política econômica de Getúlio.
- Em 1953 foi criada uma lei, dizendo que a Petrobrás é uma empresa totalmente nacional.


Crise e Fim de Getúlio Vargas
- O principal opositor do Getúlio Vargas era a UND ( partido fortemente ligado a interesses estrangeiros).
-A imprensa O jornal "Tribuna da Imprensa", era um dos maiores opositores de Vargas, ele era escrito por Carlos Lacerda.
-Entre 1952 e 1953 varias manifestações e greves agitaram o  pais. Uma das manifestações que ficou conhecida foi a "Panela Vazia" ,que criticava os abusos do aumento do custo de vida no pais.
-Dois grandes acontecimentos contribuíram para abalar ainda mais a situação do presidente Getúlio Vargas: o aumento do salário minimo em 100% em 1954 e o crime da rua Toneleros.

>  A decisão extrema:
- O aumento do salário minimo em 100% foi decretado pelo próprio Getúlio Vargas durante a comemoração do dia do trabalho ( 1 de maio de 1954).  A reação dos empresários e de parte da imprensa, veio como uma bomba.A oposição chegou a pedir o afastamento de Getúlio.
-  O atentado contra Carlos Lacerda na Rua Toneleros na Capital federal, no inicio de agosto contribuiu para acelerar a crise, desce episódio saiu morto o guarda-costa de Lacerda.
- A oposição organizou um documento que pedia o afastamento do presidente.
- E em 24 de Agosto Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no coração.Deixando uma carta testamento à sociedade brasileira.
- A UDN e os Norte americanos foram responsabilizados pelo suicídio do presidente. E ele virou um ídolo nacional.

Café Filho 
-  Com a morte de Getúlio assumiu o poder o vice-presidente Café-Filho que adotou um programa econômico liberal  abrindo o mercado ao capital internacional.Em 1955 foi eleito Jk' para presidente e João Goulart para vice.


"Cinquenta anos em cinco"- JK - 
-(1956-1961)
- O período de Jk foi caracterizado pela estabilidade política e pela manutenção da democracia. Ao mesmo tempo foi ele o responsável pela dívida externa.
-Ele optou pela abertura do pais ao capital estranehir, e a conseqüência disso foi a divida externa.
- " 50 anos em 5" foi o lema  da sua eleição presidencial de 1955. O lema representava que segundo ele era possível avançar 50 anos superando a pobreza e a fazendo uma rápida industrialização em 5. Através de  investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia.
- O governo Juscelino tinha um bom relacionamento com o congresso Nacional porque Jk conseguiu entender as expectativas da elite agrária e ao mesmo tempo ampliava o mercado de trabalho nas áreas urbanas.
- O governo de JK em seus discursos procurava contemplar pessoas de diferentes grupos sociais, e gostava de afirmar que todo o povo brasileiro estava unido no projeto de desenvolvimento nacional.
- Juscelino governou em um clima menos tenso que Getúlio Vargas.

> A política de desenvolvimento de JK':
-Plano de metas era um ambicioso projeto de JK  conhecido como projeto desenvolvimentista que estava dividido em 30itens, distribuídos entre os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
-A construção de Brasília acabou se transformando em uma das prioridades de JK.
- Para alcançar o salto industrial, o plano incentivava os investimentos nacionais e estrangeiros, e previa grandes investimentos estatais em rodovias, ferrovias, portos, refinamento de petróleo e na geração de energia elétrica.
-A entrada dos capitais europeus e japoneses impediu que os Estados Unidos assumissem a  plena hegemonia dos investimentos brasileiros.
-A consequência do Plano de Metas foi um aumento considerável na inflação.O aumento do custo de vida e da dívida externa levou a centenas de trabalhadores a protestarem contra o governo.

Jânio Quadros (1961) 
o poder das "Forças Ocultas"
 -Nas eleições de 1960 Jânio Quadros foi eleito para presidente com 48% dos votos e João Goulart como vice.
- Político teatral ele atraia a atenção das massas por suas atitudes ( tomava injeções em público, simulava desmaios e comia sanduíches de mortadela nos comícios.
-Como simbolo de campanha ele apresentava uma vassoura, e prometia a moralização da vida pública.
- Logo ao assumir a presidência, ele teve que enfrentar varias questões: como as alta taxas de inflação, crescimento da dívida externa, e uma grande desorganização administrativa.
- Para diminuir os gastos na área social, e reduzir o deficit público, Jânio adotou medidas impopulares, como a restrição ao crédito e o congelamento dos salários.
-Jânio proibiu por exemplo: - as brigas de galo, as corridas de cavalo nos dias úteis, e o uso de buquines nas praias, regulamentou os espetáculos públicos e controlou a qualidade dos programas radiofônicos, de televisão e cinema.
- A instabilidade do presidente deixava-o isolado do governo .Pouco tempo depois da posse , Jânio já havia rompido com lideranças udenistas.
- Em 1961  tentando uma manobra para manter o poder adiante da crise, Jânio renunciou, alegando estar sendo pressionado por "forças terríveis".


O Colapso do populismo :João Goulart ( 1961-1964)
-Quando João Goulart foi eleito ele estava em viajem na China, e logo que recebeu a noticia, consciente das resistências a sua posse decidiu retardar a volta ao Brasil, passando primeiramente pelos E.U.A na tentativa de uma "politica de boa vizinhança"
- O presidente inciou um plano conhecido como Plano Trienal. Seu objetivo era combater a inflação. reduzir o déficit público e promover o crescimento  econômico do país. Para isso desvalorizaram a moeda e a redução das importações.
- Descontente com o regime parlamentarista, Jango passou a articular  a antecipação do plebiscito que decidiria o sistema de governo do Brasil.
- 1963 Jango lançou a chamada Reforma de base, -educacional, agrária, tributária, habitacional e bancária.
-Um ponto muito polemico em seu programa era a lei de remessa de lucros que limitava a porcentagem de dinheiro que as empresas estrangeiras podiam enviar para os seus países de origem.
-Jango estendeu os direitos trabalhistas para os homens do campo.
- O governo de Jango tornava-se insustentável, culminando na sua deposição por força de um golpe militar, em 31 de Março de 1964.
-Com a queda de jango  chegou ao fim um período da história do Brasil Chamada Democracia populista.

Populismo

Para ajudar a entender:
- 1950 foi gerada no pais, uma euforia pós guerra em uma parte da sociedade de consumo.
- Populismo aconteceu  de 1930 á 1960.
-O governo Populista de modo geral foi, paternalista e autoritário.
-Muitos populistas se transformaram em ídolos.

Redemocratização

Governo de Eurico Gaspar Dutra. ( 1946-1951)
-Eleito para substituir Getúlio Vargas em 1946.
-Primeiras medidas: Instalar uma assembléia constituinte para dar início a elaboração de uma Nova Constituição para o pais.
-Em 1946 Dutra decidiu demitir todos os funcionários públicos comunistas.
-1946 O Governo Brasileiro anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a União soviética.
-




Constituição de '1946'
-A Nova Constituição estabeleceu a autonomia dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
-Analfabetos não podiam votar, nem os militares subalternos.Somente os oficiais podiam votar.
-Foi garantido o "Direito de Greve" com limites a serem  determinados pela Justiça do Trabalho.
- Garantia liberdade de pensamento e opinião.E estabeleceu censura para espetáculos e diversões públicas.
- Estabelecido o "sistema Progressivo de Tributação" ... taxas maiores foram incluídas para aqueles que tinham mais rendas e propriedades.


 O governo de Getúlio Vargas  ( 1951 - 1954 )
- A meta de governo dele era expansão da industria.
- A inflação estava muito alta quando o Getúlio entrou.
- O Plano Lafer, agrupava as principais medidas do governo para o pais.O plano propunha desenvolvimento de novas fontes de energia a ampliação das industrias de base e da rede de transportes, a mecanização agrícola e o reaparelhamento dos portos.
- Parte do capital necessário para execução do plano Lafer veio dos E.U.A.
-1952 o governo inaugurou o Banco nacional de desenvolvimento Econômico, tentou estatizar a energia elétrica com a criação da Eletrobras. E em 1953 criou a Petrobras estabelecendo um monopólio estatal da exploração do petróleo brasileiro.
-Os projetos da criação da Petrobras e da Eletrobras colocaram em evidencia o caráter nacionalista da política econômica de Getúlio.
- Em 1953 foi criada uma lei, dizendo que a Petrobrás é uma empresa totalmente nacional.


Crise e Fim de Getúlio Vargas
- O principal opositor do Getúlio Vargas era a UND ( partido fortemente ligado a interesses estrangeiros).
-A imprensa O jornal "Tribuna da Imprensa", era um dos maiores opositores de Vargas, ele era escrito por Carlos Lacerda.
-Entre 1952 e 1953 varias manifestações e greves agitaram o  pais. Uma das manifestações que ficou conhecida foi a "Panela Vazia" ,que criticava os abusos do aumento do custo de vida no pais.
-Dois grandes acontecimentos contribuíram para abalar ainda mais a situação do presidente Getúlio Vargas: o aumento do salário minimo em 100% em 1954 e o crime da rua Toneleros.

>  A decisão extrema:
- O aumento do salário minimo em 100% foi decretado pelo próprio Getúlio Vargas durante a comemoração do dia do trabalho ( 1 de maio de 1954).  A reação dos empresários e de parte da imprensa, veio como uma bomba.A oposição chegou a pedir o afastamento de Getúlio.
-  O atentado contra Carlos Lacerda na Rua Toneleros na Capital federal, no inicio de agosto contribuiu para acelerar a crise, desce episódio saiu morto o guarda-costa de Lacerda.
- A oposição organizou um documento que pedia o afastamento do presidente.
- E em 24 de Agosto Getúlio Vargas se suicidou com um tiro no coração.Deixando uma carta testamento à sociedade brasileira.
- A UDN e os Norte americanos foram responsabilizados pelo suicídio do presidente. E ele virou um ídolo nacional.

Café Filho 
-  Com a morte de Getúlio assumiu o poder o vice-presidente Café-Filho que adotou um programa econômico liberal  abrindo o mercado ao capital internacional.Em 1955 foi eleito Jk' para presidente e João Goulart para vice.


"Cinquenta anos em cinco"- JK - 
-(1956-1961)
- O período de Jk foi caracterizado pela estabilidade política e pela manutenção da democracia. Ao mesmo tempo foi ele o responsável pela dívida externa.
-Ele optou pela abertura do pais ao capital estranehir, e a conseqüência disso foi a divida externa.
- " 50 anos em 5" foi o lema  da sua eleição presidencial de 1955. O lema representava que segundo ele era possível avançar 50 anos superando a pobreza e a fazendo uma rápida industrialização em 5. Através de  investimentos públicos e privados nos setores corretos da economia.
- O governo Juscelino tinha um bom relacionamento com o congresso Nacional porque Jk conseguiu entender as expectativas da elite agrária e ao mesmo tempo ampliava o mercado de trabalho nas áreas urbanas.
- O governo de JK em seus discursos procurava contemplar pessoas de diferentes grupos sociais, e gostava de afirmar que todo o povo brasileiro estava unido no projeto de desenvolvimento nacional.
- Juscelino governou em um clima menos tenso que Getúlio Vargas.

> A política de desenvolvimento de JK':
-Plano de metas era um ambicioso projeto de JK  conhecido como projeto desenvolvimentista que estava dividido em 30itens, distribuídos entre os setores de energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
-A construção de Brasília acabou se transformando em uma das prioridades de JK.
- Para alcançar o salto industrial, o plano incentivava os investimentos nacionais e estrangeiros, e previa grandes investimentos estatais em rodovias, ferrovias, portos, refinamento de petróleo e na geração de energia elétrica.
-A entrada dos capitais europeus e japoneses impediu que os Estados Unidos assumissem a  plena hegemonia dos investimentos brasileiros.
-A consequência do Plano de Metas foi um aumento considerável na inflação.O aumento do custo de vida e da dívida externa levou a centenas de trabalhadores a protestarem contra o governo.

Jânio Quadros (1961) 
o poder das "Forças Ocultas"
 -Nas eleições de 1960 Jânio Quadros foi eleito para presidente com 48% dos votos e João Goulart como vice.
- Político teatral ele atraia a atenção das massas por suas atitudes ( tomava injeções em público, simulava desmaios e comia sanduíches de mortadela nos comícios.
-Como simbolo de campanha ele apresentava uma vassoura, e prometia a moralização da vida pública.
- Logo ao assumir a presidência, ele teve que enfrentar varias questões: como as alta taxas de inflação, crescimento da dívida externa, e uma grande desorganização administrativa.
- Para diminuir os gastos na área social, e reduzir o deficit público, Jânio adotou medidas impopulares, como a restrição ao crédito e o congelamento dos salários.
-Jânio proibiu por exemplo: - as brigas de galo, as corridas de cavalo nos dias úteis, e o uso de buquines nas praias, regulamentou os espetáculos públicos e controlou a qualidade dos programas radiofônicos, de televisão e cinema.
- A instabilidade do presidente deixava-o isolado do governo .Pouco tempo depois da posse , Jânio já havia rompido com lideranças udenistas.
- Em 1961  tentando uma manobra para manter o poder adiante da crise, Jânio renunciou, alegando estar sendo pressionado por "forças terríveis".


O Colapso do populismo :João Goulart ( 1961-1964)
-Quando João Goulart foi eleito ele estava em viajem na China, e logo que recebeu a noticia, consciente das resistências a sua posse decidiu retardar a volta ao Brasil, passando primeiramente pelos E.U.A na tentativa de uma "politica de boa vizinhança"
- O presidente inciou um plano conhecido como Plano Trienal. Seu objetivo era combater a inflação. reduzir o déficit público e promover o crescimento  econômico do país. Para isso desvalorizaram a moeda e a redução das importações.
- Descontente com o regime parlamentarista, Jango passou a articular  a antecipação do plebiscito que decidiria o sistema de governo do Brasil.
- 1963 Jango lançou a chamada Reforma de base, -educacional, agrária, tributária, habitacional e bancária.
-Um ponto muito polemico em seu programa era a lei de remessa de lucros que limitava a porcentagem de dinheiro que as empresas estrangeiras podiam enviar para os seus países de origem.
-Jango estendeu os direitos trabalhistas para os homens do campo.
- O governo de Jango tornava-se insustentável, culminando na sua deposição por força de um golpe militar, em 31 de Março de 1964.
-Com a queda de jango  chegou ao fim um período da história do Brasil Chamada Democracia populista.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Top 10 línguas mais faladas no Mundo

É o seguinte o ranking das línguas mais faladas do mundo:
1º. Mandarim – 1.051 milhões
2º. Hindi – 565 milhões
3º. Inglês – 545 milhões
4º. Espanhol – 450 milhões
5º. Árabe – 280 milhões
6º. Português – 250 milhões
7º. Bengalês – 171 milhões
8º. Russo – 145 milhões
9º. Francês – 130 milhões
10º. Japonês – 127 milhões

Curiosidades:Leis engraçadas, mas reais.

Na frança: 
*É proibido beijar alguém dentro de um trem. - Dentro de um táxi ou de um ônibus pode. Vai intender esse pode né! -
*É proibido botar o nome de Napoleão em um porco.- Se for em um cachorro, não tem problema.-
*É proibido fotografar policiais ou seus veículos, mesmo em segundo plano. ( é pra não pega-los no flagra)


Na Alemanha:
Uma almofada é considerada uma “arma passiva” (?)
* É proibido andar de máscaras nas ruas. 


Na Dinamarca:
*Tentar fugir de uma prisão não é ilegal. - Então lá o mundo é dos espertos-
É proibido pôr um veículo em marcha se houver alguém embaixo dele. - E Precisava de lei ?! Acho que todos sabem disso.
*A água é grátis, nos restaurantes, mas, se estiver acompanhada de gelo ou uma rodela de limão, é paga. ( gelo e limão é caro pra caramba táá- kkk )


Na Suécia :
*A prostituição é ilegal, mas usar os serviços de uma prostituta é legal -Wtf-
*É proibido pintar sua casa sem permissão do governo. - isso é ditadura ?! -


Na Suíça:
*Se alguém esquecer as chaves do carro dentro do veículo e a porta travar, além do aborrecimento, recebe uma multa que deve ser paga na hora. -qual é o objetivo dessa multa Meu Deus ?? -


Na Noruega
*Não é permitido castrar cães nem gatos. - gostei da lei ;] -
*Bebidas com mais de 4,75% de álcool não podem ser vendidas em época de eleições. - Porque 4,75%? Não poderiam ser 4,74%, 4,76% ou 4,80%? Eu, hein?!…


Na Finlândia
*Os taxistas devem pagar direitos autorais se puserem músicas dentro dos seus carros com passageiros dentro. 


Na Inglaterra
*Em Liverpool, vendedoras de peixes podem fazer topless. Mas, veja bem, só se forem peixes tropicais (só para os fortes)
*É expressamente proibido pescar salmão aos domingos.- Talvez seja porque domingo é dia dos salmões irem à missa…
*É ilegal ficar bêbado em companhia de uma vaca -WTF-
*É proibido dois homens fazerem sexo com uma terceira pessoa dentro de uma mesma casa.


Nos EUA
*No Estado do Alabama, não se pode jogar dominó aos domingos. Nem andar com um bigode postiço que cause risos na igreja. Botar sal nos trilhos do trem pode resultar em pena de morte.- O.o
*Em Nova York, é proibido passear com um picolé no bolso, mas só aos domingos. As mulheres podem praticar o “topless” em público sempre e quando não for com fins lucrativos.
*Em Kentucky, cada pessoa deve tomar banho ao menos uma vez por ano. Nenhuma mulher deve aparecer em trajes de banho em nenhum aeroporto do Estado a menos que seja escoltada por dois policiais. - Só nos aeroportos? Será que nas igrejas pode?- 
*Em Atlanta é proibido amarrar uma girafa a um poste ou a um sinal luminoso. Não se sabe onde se achariam girafas, em Atlanta, a não ser no zoológico.
*Em Chicago é terminantemente proibido comer num lugar onde esteja ocorrendo um incêndio. -Certamente, se não existisse essa lei, enquanto sua casa pega fogo, antes de sair. você vai terminar seu hambúrguer.-
*Na Carolina do Norte, as brigas entre cães e gatos estão proibidas por decreto. Não é permitido usar elefantes para arar os campos de algodão. Enquanto se faz amor é necessário manter-se silencioso e com as janelas fechadas. Se um homem e uma mulher, que não sejam casados, se registrarem num motel como se fossem, estarão oficialmente casados a partir deste momento. É ilegal praticar sexo no pátio da igreja. O sexo oral é considerado crime contra a natureza. (??)
*No Estado de Idaho, é ilegal um homem presentear uma mulher com uma caixa de bombons que pese menos de 50 libras (aproximadamente 23 kg).
*Em Blythe, California, uma pessoa deve possuir pelo menos duas vacas para poder usar botas de cowboy em público.
*Em Denver, é ilegal emprestar o aspirador de pó ao vizinho.

Os 10 Animais terrestres mais rápidos do Mundo.

1º Lugar : Guepardo 
É o campeão entre os terrestres. Ele chega a alcançar entre 110 e 120 quilômetros por hora, acelerando de zero a 100 km/h em apenas 3 segundos.










2º Lugar : Antilocapra 
Atinge até 100 quilômetros por hora, sendo o segundo colocado no ranking, ultrapassado apenas pelo guepardo.














3º Lugar : Leão
O nosso "rei da selva" consegue atingir entre 80 e 90 quilômetros por hora,  em rajadas curtas. A juba, que serve para aquecer seus corpos no frio, no verão faz com que eles sintam muito calor e não sejam capazes de correr tanto.






4º Lugar : Gazela de Thonson
Podem correr a 70 quilômetros por hora, mas há registros de até 100 km/h, quando tenta escapar de predadores.Mas hoje elas ficam em nosso 4º lugar.





5º Lugar : GNU
Os gnus atingem uma velocidade média de 65 km/h, mas alguns biólogos já registrama casos de velocidades acima de 80 km/h.






6º Lugar : Cabra de leque
Chegam a 90 km/h,  mudam de direção com incrível agilidade e são capazer de dar saltos entre 3,5  a 15 metros de altura.







7º Lugar : Cavalo Quarto de Milha

Dependendo do seu treinamento o quarto de milha pode desenvolver até 90 quilômetros por hora, sendo frequentemente utilizado em competições de velocidade.





8º Lugar : Cachorro selvagem Africano

Podem correr até a 60 km/h. O que é muito pra um cachorro mesmo selvagem.






9º Lugar : Uapiti 


Atinge até 70 km/h.








10º Lugar : Coiote 


Atinge a velocidade de 70 km/h.









 OBS: Algumas posições mais altas, tem velocidades mais baixas que as posições mais baixas, isso acontece devido a variação do esforço de cada animal.