sábado, 24 de setembro de 2011

Português: Pronome


Pronome :Palavra variável em gênero,numero, e substitui o nome.

*Pronome pessoais (caso reto, caso oblíquo)
Número
Pessoa
Caso reto
Caso oblíqueo

Eu
Me,mi,comigo
Singular
Tu
Te,ti,contigo

Ele,ela
Lhe,se,si,consigo,o,a

Nós
Nós,conosco
Plural
Vós
Vós convosco

Eles,elas
Lhes,se,si,consigo,os,as
                                                                                                                                     
*pronome de tratamento: você,vossa majestade,vossa,senhoria...

*pronome possessivos
Numero
Pessoa
Pronomes

Meu,minha,meus,minhas
Singular
teu,tua,teus,tuas

Seu,sua,seus,suas

Nosso(s) vosso(s)
Plural
Vosso(s) Vossa(s)

Seu,sua,seus,suas

*Pronomes Demonstrativos
pessoa
pronome
Este(s) estas(s) isto
Esse(s) essas(s) isso
Aquele(s) aquela(s) aquilo

*Pronome Indefinido:
*varável:pouco,tanto,qual,qualquer,muito,certo,todo,algum,vario,nenhum e etc
*invariável: quem,alguém, outrem,algo,tudo,nada,nada,onde,algo e etc

                       by:alunoNerds

Nenhum comentário:

Postar um comentário